“A quinta dos animais”, de George Orwell

  • Um pequeno resumo:

Esta obra conta a história de um grupo de animais que trabalham e vivem na quinta do Sr. Reis. A situação dos animais vai piorando, pois são constantemente maltratados: as rações vão diminuindo gradualmente e o trabalho aumenta diariamente.

Os animais conseguem expulsar todos os humanos da quinta, com uma revolução.

Assim que os humanos foram expulsos, foi convocada uma assembleia com todos os animais para definirem o futuro da quinta. Os porcos passam a liderar a quinta, de uma forma habilidosa e quase impercetível e são elaborados sete mandamentos. Apesar de todos os animais terem os mesmos direitos e serem todos iguais, os porcos beneficiam de algumas regalias.

No início, os animais sentem-se felizes pela vida que levam, pois trabalham normalmente e comem melhores refeições.

Com o passar do tempo alguns problemas vão surgindo, os animais passam a trabalhar mais do que o suposto e a ter menos liberdade. Contudo, os porcos têm mais benefícios. Os porcos vão também alterando os mandamentos a seu favor. 

E é a partir daqui, a partir do momento em que o sonho torna-se num pesadelo que a história se vai desenrolar.

 

  • Análise pessoal:

Eu gostei muito de ler este livro, por isso atribuo 5 estrelas. Foi um livro que me surpreendeu bastante e é completamente diferente do que eu alguma vez tinha lido. Gostei da obra por inúmeras razões.

Antes de mais, adorei a personificação dos animais. Penso que tudo se encaixava em relação aos homens: a maneira de pensar, de agir, de sentir…

É normal existirem livros que censurem a nossa sociedade mas este livro tem algo de especial. Quando o estava a ler senti um fascínio difícil de explicar. Por vezes ria, mas não era só por ser cómico, era também por retratar a sociedade de uma forma muito especial e igual a si própria. Na minha opinião e por estas razões, este livro é uma sátira muito bem conseguida, pois o objetivo foi cumprido: demonstrar os erros e os defeitos dos homens personificando os animais.

Um dos aspetos que mais gostei no livro é o facto de ter uma mensagem que faz com que o leitor reflita. Este livro foi excelente, pois fez-me refletir sobre o mundo, sobre o papel do homem neste mundo e o que pode fazer pelo poder.

Esta obra mostra que é impossível criar uma sociedade utópica, uma vez que existe uma tendência natural e inevitável para a existência de líderes. As pessoas são facilmente fascinadas pelo poder e, quando isso acontece, esquecem-se dos seus compromissos, das suas origens, das pessoas que lhe queriam bem e eram suas amigas, esquecem-se, muitas vezes, do seu passado.

Esta história remete para o comunismo na época de Stalin, uma época em que muitas pessoas acreditavam numa sociedade utópica, onde tudo era perfeito. Esta obra, vem desfazer esta perfeição e confirmar mais uma vez que é inevitável a existência de líderes, a existência de pessoas que querem subir na vida a qualquer custo!

 Infelizmente esta situação é real e muito comum em todo o mundo e, na minha opinião, podem existir muitas revoluções para que o mundo e a sociedade mudem, mas há-de haver sempre aqueles que com o poder se esqueçam do seu passado e aqueles que são privilegiados apesar de não fazerem nada de útil e só mandarem. Por isso, para mim, este livro e a sua mensagem são intemporais, já que a meu ver existiram, existem e continuarão a existir sempre pessoas demasiado ambiciosas, que só pensam em si e em atingir um nível financeiro elevado sem olhar para o mundo à sua volta, para as pessoas que contribuíram para a sua vida! Deste modo, a mensagem desta obra é válida tanto no passado como atualmente e, penso que também irá ser no futuro.

Para além disso, a linguagem acessível tornou a leitura mais agradável, sendo a interpretação mais fácil, o que me agradou bastante.

Por todas as razões acima referidas recomendo o livro a todas as pessoas, pois é um livro essencial, já que caracteriza de uma forma muito humorística e, ao mesmo tempo, verdadeira a sociedade atual!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s